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O que é PÚBLICO ALVO? Como DEFINIR seu PÚBLICO ALVO?

Um dos grandes desafios para quem começa a trabalhar com marketing digital é saber e compreender quem é seu público alvo.

Público Alvo.

Pois bem, você já tem seu produto ou serviço desenvolvido, ou conhece algum produtor que possui uma solução irresistível e que vai resolver as dores ou desafios de um certo grupo de pessoas.

Mas aí começa a vir algumas dúvidas na sua cabeça, como:

Para quem é este produto que estou oferecendo?

Que tipos de pessoas se interessariam por ele?

Em que locais eu encontro essas pessoas?

É por isso que uma das coisas mais importantes para se ter sucesso no marketing digital, é entender seu público alvo, quem o compõe e onde eles estão presentes.

Você verá neste artigo não só estes detalhes, como conhecerá um conceito importantíssimo que, se compreender bem, terá muito sucesso no meio digital.

O que é PÚBLICO ALVO?

Resumidamente falando, público alvo são um conjunto de pessoas que compartilham do mesmo perfil, com características semelhantes.

Público Alvo

E estas semelhanças podem ser relacionadas a:

  • Idade
  • Gênero
  • Interesses
  • Necessidades ou dores
  • Renda
  • Nível de educação
  • Estado civil

É interessante para você entender que, existem muitos, mas muitos outros detalhes e características que podem ser comuns em um público alvo.

Veja um exemplo.

Suponhamos que você tenha um produto que ajude a homens serem mais confiantes e conquistarem uma pessoa que será sua futura namorada.

Nesse caso, o público alvo que poderia ter interesse em sua solução seja composto de homens entre 25 a 35 anos, e estão solteiros.

Isso não quer dizer que homens com menos de 25 ou mais de 35 anos venham a gostar ou se interessar pelo seu produto.

Mas uma coisa você vai concordar comigo: seria um público alvo bem menor comparado com a faixa etária dita anteriormente.

Outro detalhe sobre esse exemplo é que, mesmo que você consiga divulgar seu produto para esses homens, nem todos se interessarão por ele.

E isso pode ser por vários motivos, como situação financeira, ou porque estão se sentindo bem solteiros e não tenham interesse em ter um relacionamento sério.

Mas veja que, mesmo com cada uma destas objeções citadas, o tempo e a situação sempre mudam.

Aqueles que não tem dinheiro para adquirir seu produto agora, podem futuramente conseguir o valor necessário para comprar sua solução.

E concordamos que, mesmo que a vida de solteiro tenha suas vantagens, alguns homens podem sentir a necessidade de ter alguém para se relacionar no futuro.

E assim, seu produto se tornará interessante para eles, não é verdade?

Veja assim que um público alvo pode mudar seus comportamentos com o passar do tempo, e isso com certeza será um trunfo para você ter muito sucesso com ele.

Como ENCONTRAR seu PÚBLICO ALVO.

Essa talvez seja a pergunta de 1 milhão de dólares. Mas não se preocupe: não é tão difícil assim como você imagina.

Mas primeiro, é claro, você precisa conhecer o produto ou serviço que oferecerá para seu público alvo.

Esse primeiro passo dará informações iniciais e que serão importantíssimas para te ajudar a encontrar seu público alvo.

Vamos a mais um exemplo?

Você encontrou ou desenvolveu um curso que ensina as pessoas a perder peso e se manter em forma, sem precisar fazer dietas extremas ou quase impossíveis de seguir.

Aqui você já pode ter uma ideia de que, com certeza, seu público alvo será composto majoritariamente por mulheres que talvez estejam acima do peso ou que querem manter sua forma física, tendo um estilo de vida saudável.

Mais uma vez, isso não quer dizer que homens se interessem pelo seu produto, e nem que todas as mulheres a quem você conseguir alcançar irão adquirir seu curso.

Outro detalhe importantíssimo é saber “onde” seu público está.

E hoje temos muitos meios para encontrar as pessoas que irão compor seu público alvo.

Estes incluem:

YouTube.

Instagram.

Facebook.

Whatssap.

Twitter.

Veja a importância de estar presente nesses meios, entendendo quais são os principais interesses das pessoas.

É aqui que entra um passo importantíssimo que te ajudará a conhecer e, quem sabe, criar seu público alvo.

A importância de pensar em CONEXÕES.

Talvez esse ponto seja chave para você conseguir entender e atingir seu público alvo de uma vez por todas.

Conexão

Essa informação vale ouro, e com certeza você terá muito sucesso no marketing digital se compreender este conceito.

Eu e você somos seres que possui um instinto natural de se identificar e relacionar com um grupo de pessoas.

E essa identidade pode estar relacionada com as características mencionadas lá em cima, como ter a mesma idade, os mesmos interesses ou mesmas necessidades.

Um público alvo possui algo muito importante, e que você deve usar sempre ao seu favor para conseguir atraí-los para seu negócio: todos os membros estão conectados de alguma forma.

É por isso que as redes sociais são tão importantes para conhecê-lo.

As pessoas estão no Instagram, Facebook e outras redes não com o intuito de comprar alguma coisa propriamente dito.

Elas querem se conectar umas com as outras, buscando conhecer quem tem seus mesmos interesses, desejos, necessidades e outras coisas que fazem com que elas desenvolvam afinidade.

Por isso que, mais importante do que tudo, você deve pensar em como fazer com que seu público alvo se conecte com você e com as pessoas que possuem estes mesmos objetivos.

E você pode fazer isso por conhecer e se conectar com pessoas que seguem perfis ou contas que estão no mesmo nicho que o seu.

Ao interagir com elas, por segui-las, comentar e curtir suas publicações e enviar mensagens sem a intenção de apenas vender ou oferecer algo, você estará conhecendo mais a fundo seu público alvo, e estará criando uma conexão que, no futuro, lhe renderá excelentes resultados.

Então é isso.

Agora você já sabe o que é público alvo, como ele pode ser composto e alguns conceitos importantes para conhecê-los mais a fundo, principalmente por criar e manter conexões com as pessoas que fazem parte dele.

O próximo passo?

Colocar estes princípios em prática e trilhar seu sucesso dentro do marketing digital.

Se você quiser saber mais um passo a passo para criar um Negócio Online do zero mesmo sendo um completo iniciante , clique aqui e saiba mais .

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Espero ter ajudado.

Um Abraço e até o próximo post.

Sinara ikemori

Por Sinara Ikemori

Encontrei no Marketing Digital a minha realização pessoal . E quero compartilhar com você a minha Trajetória .

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